Na Luta Popular Construindo
o Bem Viver!

MSTL - Movimento Sem Terra de Luta

Nossa História

Por Eduardo Cardoso, Coordenador Nacional da CMP (Central de Movimentos Populares), do MSTL e Membro do Conselho Nacional das Cidades

Desde sua fundação, o MSTL se baseia em princípios que norteiam sua atuação. A sustentabilidade, a participação, a justiça social e a solidariedade são pilares de nossa organização. O Planeta Terra é a nossa morada, é a Mãe Terra que tudo nos dá, e devemos protegê-la para que as futuras gerações tenham um local saudável para habitar. Por isso nosso lema é: Nossa Terra, Nossa Casa.

Compreendemos que a atual sociedade está doente, pois os valores humanos de dignidade, respeito e igualdade, estão sendo substituídos pela competição, violência e intolerância. Portanto, temos que dizer não à exploração e à destruição do meio ambiente. Estes são os valores da Justiça Social.

A Participa-ação é a norteadora de nossas ações. Falamos da participação ativa e engajada nas mobilizações, na elaboração das ideias, nas decisões, e na colaboração voluntária. Sem a luta, nada se conquista, a prática do dar sem lutar, empobrece o coletivo e estimula o individualismo, a competição e o poder econômico. Participar é acima de tudo construir juntos! A participação efetiva e interventiva de todo associado é fundamental. Não é apenas o fazer parte do grupo, mas sim ser parte no processo de construção do espaço coletivo, que chamamos de emponderamento popular.

Solidariedade é viver a vida a partir do outro e não a partir de si mesmo. A vida é feita de lutas, e já diz o ditado popular: “O povo unido, jamais será vencido”. Se lutarmos na busca da moradia e de nossos direitos, sem a solidariedade de outros, a luta se torna frágil. Mas se lutamos juntos, ou sempre que ajudamos a luta do outro, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa. Sem dúvida a Solidariedade é um dos valores humanos mais dignos.

Entendemos a Sustentabilidade num amplo sentido, como Social e Ambiental, que visa o bem-estar de todos, hoje e amanhã, em medidas iguais. Este é um tema que chama atenção da sociedade atualmente, mas pouco empregado no cotidiano do povo e do movimento popular. O nosso “Ser Sustentável” será, na concepção utópica de nossos projetos, a formação de um novo Homem e uma nova Mulher, que perceba e sinta a importância da integração “SER HUMANO E MÃE TERRA”. A este chamamos de cidadão planetário.

Estando inseridos neste contexto histórico, pretendemos criar projetos habitacionais com forte ênfase na questão da sustentabilidade sócioambiental, no seu sentido mais profundo. Nos condomínios implementados por nós, vamos propor estruturas,

equipamentos e ações que traduzam estes princípios e implementem, de fato, ações sustentáveis que promovam o bem-estar das famílias em conjunto com a proteção do meio ambiente.

Com a conquista da moradia, o grande desafio é a implementação da autogestão sustentável no condomínio, a continuidade das mobilizações e das práticas de solidariedade e justiça social, mas acima de tudo, a formação de cidadãos planetários, comprometidos com uma nova sociedade, justa, igualitária e sustentável.

M S T L logotipo - thumb

© 2024 | mstl.org.br | Todos os direitos reservados

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?