Militantes do Movimento Sem Terra de Luta (MSTL) participaram na sexta-feira (9/6) do encontro, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que reuniu os pré-candidatos à prefeitura de São Bernardo do Campo, o deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), e William Dib (PSB), com o ministro das Cidades, Jader Filho, além de vereadores e pré-candidatos ao Legislativo Municipal – entre eles, Eduardo Cardoso – coordenador-geral do MSTL.
Na agenda, Jader Filho destacou a importância da retomada do Minha Casa Minha Vida (MCMV) pelo governo Lula, o maior programa habitacional da história desse país, que desde 2009, já entregou mais de 7,7 milhões de casas em todo o Brasil. Em São Bernardo, o governo federal firmou compromisso com os movimentos sociais de construir mais 277 novas unidades por meio do Minha Casa Minha Vida Entidades.
Nos bastidores do evento, Eduardo Cardoso parabenizou o ministro pelo trabalho à frente do Ministério das Cidades. “É uma honra muito grande recebe-lo em São Bernardo do Campo. Eu participo do Conselho das Cidades e tenho orgulho de dizer que estamos construindo uma política sólida de habitação em nossa cidade e em todo o Brasil. A volta do programa Minha Casa Minha Vida, com investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), é fruto da luta popular. Assim como fizemos com as unidades do Nelson Mandela e Frei Tito, no Cooperativa, vamos trabalhar para que novas famílias conquistem sua casa própria”, disse Cardoso.
Otimista com o futuro de São Bernardo do Campo, Jader Filho agradeceu a recepção no Sindicato dos Metalúrgicos e reafirmou o compromisso do governo Lula com os trabalhadores e trabalhadoras da cidade. “Foi para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro que o presidente Lula recriou o Ministério das Cidades. […] Estamos juntos por uma São Bernardo mais inclusiva […] É uma honra estar aqui, nesse ambiente que respira democracia”, disse Jader Filho.