Em um momento de forte retomada do SUS público e popular, duas grandes notícias se entrelaçam: a conquista de investimentos massivos para a saúde de São Bernardo do Campo e a convocação da 18ª Conferência Nacional de Saúde (18ª CNS), marcada para junho de 2027.
A 18ª CNS, oficialmente convocada nesta quarta-feira (10/09) pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), será um marco na celebração dos 35 anos do nosso Sistema Único de Saúde. Como destacou a presidenta do CNS, Fernanda Magano, é preciso recontar a história de luta que construiu o SUS e seguir enfrentando os desafios para mantê-lo universal, integral e equitativo. Essa conferência será um espaço fundamental de luta pela democracia e pelo direito à saúde para todas e todos.
E é nesse contexto de resistência e construção que celebramos uma vitória concreta da organização popular: o Governo Lula, através do 41º ciclo do Programa Mais Médicos e da segunda etapa do Novo PAC Saúde, destinou um pacote histórico de investimentos para São Bernardo do Campo, fruto da intensa mobilização e da incidência política do MSTL e dos movimentos populares. Contamos com a fundamental parceria do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que tem sido um aliado decisivo na luta pela saúde pública.
As conquistas para o povo de São Bernardo incluem:
1 Policlínica
1 Nova UBS (Unidade Básica de Saúde)
8 médicos do Mais Médicos
7 Ambulâncias SAMU 192
1 Combo de Equipamentos para UBS
14 Kits para Teleconsulta
Destaque para a Luta pela UBS 3 Marias
Um fruto direto dessa luta é a conquista da UBS 3 Marias, uma reivindicação histórica do MSTL e dos movimentos de bairro. A nova unidade será estratégica para desafogar a UBS Jardim Nazareth, melhorando o atendimento para toda a região do Nazareth e da Cooperativa, e beneficiando diretamente as centenas de famílias dos Condomínios Populares Frei Tito e Nelson Mandela, projetos conquistados pela luta do MSTL.
Militância nos Conselhos: Controle Popular na Prática
Nossa atuação estratégica nos espaços de decisão foi fundamental para esta vitória. Eduardo Cardoso, coordenador do MSTL, atua como conselheiro nacional de saúde e integra a CONFIN (Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde), onde trabalhará diretamente no acompanhamento e fiscalização destes recursos, garantindo que cheguem de fato à população.
Em breve, em parceria com o Ministério da Saúde, teremos novidades: um projeto especial de formação para fortalecer o Conselho Local de Saúde e a atuação do MSTL na saúde de SBC, ampliando ainda mais o controle popular.
Esta conquista local, somada à convocação da 18ª CNS, reforça o caminho que defendemos: a construção de um SUS popular através da participação ativa nos espaços de controle social. É unindo a mobilização de base com a incidência institucional que transformamos demandas em políticas públicas concretas.

Chamamos toda nossa militância e a população para:
Acompanhar a implementação desses recursos através dos conselhos de saúde.
Fiscalizar se os investimentos atendem às reais necessidades dos territórios.
Fortalecer os espaços de controle social e se preparar para a 18ª CNS.
Lutar sem trégua por um SUS 100% público, forte, popular e integrador, que trate a saúde como um direito fundamental e não como um privilégio.
A vitória de hoje é resultado da organização de ontem. Seguimos em luta por mais conquistas!
Por um SUS forte, popular e integrador!
Viva a luta do povo organizado!
Eduardo Cardoso
Coordenador do MSTL e da CMP
Membro da CONFIN – Comissão de Orçamento e Financiamento do CNS (Conselho Nacional de Saúde)
