Nossos Projetos


O Coletivo Elas, coletivo de mulheres do MSTL, foi homenageado na noite de ontem(23), em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

A Sessão Solene, organizada e presidida pela Vereadora Ana Nice(PT), homenageou coletivos de luta de mulheres e também mulheres guerreiras e lutadoras da cidade.

A nossa querida Zulma Antunes foi a representante do coletivo a receber a homenagem em nome das mulheres de luta do MSTL. “Foi uma grande honra representar estas guerreiras que travam a luta por moradia todos os dias em nossa entidade”, comemora Zulma.

Em um discurso assertivo e contundente, Ana Nice, destacou as questões da representatividade feminina nas diversas esferas de nossa sociedade - em especial no parlamento, os altos índices de feminicídio e a necessidade de políticas afirmativas que garantam e resguardem os direitos e a segurança das mulheres. Em relação a segurança, destacou a Lei Municipal nº 6.634/2017, de sua autoria, que dispõe sobre diretrizes para a política municipal de enfrentamento à agressão física, sexual e psicológica contra mulheres, voltadas ao combate, assistência e garantia de direitos no atendimento às vítimas.

Abrilhantando a noite, os jovens músicos do Projeto Afro-brasileiro Solano Trindade interpretaram os Hinos Nacional e da África na abertura da sessão.

A solenidade homenageou também, os quarenta anos do Primeiro Congresso de Metalúrgicas do ABC, com a entrega da “Medalha Metalúrgico do ABC” para a representante da categoria Maria Gilza Macedo.

No encerramento da atividade, a exposição “Mulher de luta e resistência. Temos o direito. Estamos em todos os espaços”, organizada pelo gabinete da vereadora, foi inaugurada. A exposição retrata coletivos organizados de luta das mulheres em nossa cidade e também mulheres anônimas e suas lutas. O MSTL está representado na exposição através da luta de seu Coletivo de Mulheres. Confira!

Veja aqui mais imagens da homenagem.