Nossos Projetos

Veja a programação do I ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE DO MSTL:

24 DE JULHO - Sexta-Feira

Acolhimento a partir das 17h30

17h30 - Abertura do Credenciamento (será no Terreno - Clique aqui para ver como chegar)

20h00 - Início do Sarau/Luau (música, poesia e rimas em volta da fogueira. Será servido caldo de frango)

21h00 - Bate papo inicial com inscritos na Oficina de Fotografia com Douglas Mansur 

00h00 - Encerramento (teremos opção de alojamento no CEU Celso Daniel, porém, não é obrigatório. Quem preferir dormir em casa, poderá participar normalmente das atividades do sábado)

 

25 DE JULHO - Sábado

Das 7h00 às 8h00 - café da manhã (servido no Ginásio do CEU Celso Daniel)

8h00 - Acolhimento com atividade de animação (no Galpão do Terreno)

9h00 - Mesa de Abertura - MSTL e parceiros

9h30 - Palestra e Debate: "Qual o papel da juventude no movimento popular" - com Frei Betto - Autor de 61 livros, editados no Brasil e no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. Clique aqui para saber mais.

10h00 - Animação

10h30 - Palestra e Debate: A Redução da Maioridade Penal e os riscos para a juventude - com MSTL, CEDECA Interlagos, Levante Popular da Juventude e Marcha Mundial das Mulheres

11h30 - Debate Livre

12h00 - Almoço (será servido no Ginásio)

13h00 - Animação (no Terreno)

13h15 - Oficinas

  • Batucada Feminista: organizada pela Marcha Mundial das Mulheres, esta oficina é exclusiva para as mulheres. Nela, além de discutirem questões relacionadas aos direitos das mulheres, nossas companheiras aprenderão a confeccionar instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e vão ensaiar algumas músicas para apresentação em nosso ato de rua.
  • Agitação e Propaganda: o Levante Popular da Juventude vai apresentar aos participantes a importância de utilizarmos alternativas de comunicação popular para enfrentarmos o verdadeiro massacre de informações contra a juventude, que todos os dias os ditos "grandes veículos de comunicação" reproduzem. Nesta oficina, vamos aprender técnicas de:
  • Estêncil (ou stencil): é um molde com recortes vazados que formam figuras. Para estampar usando esta técnica, o molde vazado tem de ser fixado sobre uma superfície para que a tinta seja aplicada. O estêncil é utilizado para imprimir desenhos sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido. O molde pode ser feito de papel, plástico, metal, vinil, madeira, desde que o material seja maleável, resistente à aplicação da tinta e fácil de cortar.
  • Grafite/muralismo: o grafite representa um dos elementos da cultura HIP HOP, e é bastante conhecido em nosso país. Já o muralismo é a arte da pintura mural, que engloba o conjunto de obras pictóricas realizadas sobre parede.
  • Lambe-Lambe: produção de cartazes, que podem ser impressos, por exemplo, pela técnica do estêncil, e colados a partir de uma mistura de farinha de trigo e água. O nome "lambe-lambe" vem do ato de se "lamber" com uma vassoura ou brocha o poste ou o muro onde o cartaz será colado.
  • Sarau e Rima: o sarau é um eventou cultural onde as pessoas se reúnem para se manifestar artisticamente através da música e da poesia. Já a rima, também compõe um dos elementos da cultura HIP HOP.
  • Bandeirola: vamos aprender a produzir bandeiras e faixas com materiais recicláveis e que sejam capazes de expressar nossas opiniões. 

Obs.: Oficinas de Fanzine e Teatro dependerão do número de participantes.

  • Fotografia: sob coordenação do fotógrafo Douglas Mansur, vamos aprender a utilizar esta importante ferramenta de comunicação. CLIQUE AQUI e veja a descrição completa desta oficina.

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO EM UMA DAS OFICINAS.

 

15h30 - Síntese Final

16h30 - Ato na Rua - vamos levar às ruas do bairro o resultado de nossas Oficinas! Batucada, propaganda, fotografia, levadas ao povo!

17h30 - Apresentação Cultural e encerramento (será no Ginásio)